segunda-feira, 6 de agosto de 2012

como identificar os danos nos cabelos




    Após os comentários da minha "cunhadinha querida" kkkkk fiquei pensando: Como saber se realmente o meu cabelo está danificado ou é só uns dias de mau humor capilar. kkk Comecei a pesquisar na net, sites, blog e foruns e não consegui nenhuma resposta satisfatória.
    E a pergunta continuava.... Será exagero da minha parte, estou ficando neurótica? Vi e revi várias fotos para lembrar como ele era antes das progressivas e cheguei a uma conclusão: Ele esta feio!!! feio, muito feio!  Pensando dessa forma sai em busca dos responsáveis pelo meus tormentos e naquele momento os meus salvadores kkkk "Os cabeleireiros!"  agora a história era outra, fui atrás de tratamentos  e não de progressivas. Os cabeleireiros  olhavam o meu cabelo e falavam: O seu cabelo está poroso, desidratado, sem elasticidade.... Completamente leiga no assunto, isso para mim pouco  significava.       Eu entendia assim: Cabelo feio, feio, muito feio!
E qual foi a minha surpresa?... descobri que a maioria dos cabeleireiros não tinham a menor idéia como recuperá-los e pior!   um chegou a sugerir três progressivas consecutivas como tratamento.
Após alguns anos.... lendo muito, participando de foruns (encaracolados e cabelos lindos), blog sérios e atualmente fazendo um curso de cabeleireira e com os cabelos bem curto, comecei a entender um pouco melhor.  Então vamos ao que interessa...
COMO IDENTIFICAR QUE O CABELO NÃO ESTA BEM???
Simples? que nada!!!!! Dá trabalho sim.... tem que observar muitoooo, ter bom senso e deixar a preguiça de lado. Pega um espelho amiga!
Observe se o cabelo está com brilho, cabelo danificado tem cutículas abertas e não reflete luz. Não brilha; 
olhe as pontas: estão com pontas duplas? espigadas? nozinhos? pontos brancos que se partem ao puxar? pontas envelhecidas? outro sinal.
cabelo está seco? textura asperas? cabelo seco, geralmente tem volume excessivo e é armado.
deslize os dedos pelos fios, esta embaraçados? perda de elasticidade e água, aumenta a sua eletricidades estática.
olhe a quantidade de cabelos, está com pouco cabelos? observe se esta quebrando (pedaços de fios) ou com quedas (cabelos caindo com raiz). Tem mais cabelos próximo da raiz e pontas ralas? isso indica quebra ou queda.
Seu cabelo é cacheado e não esta formando cachos? cabelo danificado ou ressecado não formam cachos, fica indefinido e armado.
quando você faz uma escova como fica? cabelo desidratado e poroso é dificil alisar e tem muitos frizz.
quando faz hidratação: o cabelo fica hidratado? no dia seguinte a hidratação permanece? cabelos porosos estão com as cutículas abertas e desprotegidos, retêm e perde água facilmente. 
como fica o cabelo com shampoo anti residuo? sem o efeito de uma maguiagem os cabelos ficam muito ressecado e embaraçado.
E sem leave como seca? cabelo saudável não precisa de muitos produtos de finalização.
tinturas se descolorem ou são absorvidas muito rápidas? Cabelos danificados absorvem com mais facilidades produtos químicos, pois estão desprotegidos.

É claro que tem que ter bom senso, tem cabelos que ter características próprias e nem sempre é danos. Exemplos: nem todo cabelo volumoso está ressecado ou a hidratação não deu certo ? pode ser o uso de algum produto impróprio. Só leve em conta quando observar que o cabelo esta diferente (esta pior ). Tenha consciência que existem  vários níveis de danos e alguns são resolvidos fácil, fácil as vezes cortar só as pontinhas ja ajuda muitoooo... e outros danos mais sérios, infelizmente! só cortando muito.
Observe bem amiga....  e não vale se enganar hein?!
Não adianta ficar gastando dinheiro,  com tratamentos ditos milagrosos! Corta e começa a cuidar direito! Desapega amiga! Afinal é melhor um cabelo mais curto do que continuar com os cabelos danificado.
Agora se você nem sonha em cortar, de jeito nenhum!!!! se acha linda com os cabelos cumpridos e nem liga se ele esta assim ou assado... Então não mexa! cabelo é coisa séria e pode acabar com a autoestima de qualquer mulher. E a "cunhada da vida" que adora críticar ? Bom... se ela for muito sua amiga, pode ser um toque sem maldade. Agora se ela está com sacanagem para deixá-la com a autoestima abalada.... Arruma essa coluna, peito pra fora, empina essa bunda, chacoalha esse cabelão, dá uma sorriso de mulher poderosa  e fala: Inveja Amiga? põe um Mega!!!!!!!
Agora  a conversa é séria!!!!
O cabelo avisa quando não está bem ..... é só ficar atenta, observe e entenda as mensagens.
Então é isso. beijos.
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Meu Deus, você conseguiu descrever meu cabelo...=S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga! Espero ter te ajudado a entender o que está acontecendo com os seus cabelos!!!! invista nos cuidados capilares, faça um corte (ou corte só as pontinhas), cuidado com promessas milagrosas de "profissionais", tenha bom senso e paciência. Nada de desespero! Ame o seu cabelo!!!! bjs.

      Eliminar