sábado, 18 de agosto de 2012

Nem só de proteína se vive... (parte l)


 Mas os cabelos também precisa de Hidratação (água) e substâncias emolientes (óleos)

Algumas substâncias oleosas muito usadas nos cosméticos:

LANOLINAS

È uma cera natural extraída da lã do carneiro. Tem propriedades biológicas exclusivas a para o cuidado da pele e dos cabelos, proporcionando hidratação, maciez e maior elasticidade.  As adeptas ao No-poo não utilizam por achar que a lanolina "selam" os fios e com isso é necessário a utilização de shampoo com sulfatos. A lanolina  pode ser substituida pelo óleo de azeite,  produz um excelente resultado, como umectação.  Eu ja comprei Lanolina, mas não consegui usar, ela é uma gosma pegajosa. Está encostada. A extração da lanolina não prejudica o carneirinho.

ANDIROBAS
         Usados em cabelos secos e danificados,  agem de forma intensiva, criando um filme que protege a fibra capilar e impede a perda de água. Promove emoliência, lubrificação, brilho e hidratação. Possui também ativos únicos com ação cicatrizante e anti-séptica.  Acha-se em lojas de produtos natura ou lojas de produtos da Amazonas.  Comprei e achei o cheiro muito forte e enjoativo, mas realmente é muito bom.

                                          MANTEIGA DE KARITÉ
A manteiga de karité é extraída do fruto de uma árvore que também tem esse nome e só é encontrada na África. É muito utilizado na formulação de produtos para peles e cabelos. Cria uma proteção contra os raios solares,  protege contra o ressecamento dos fios de cabelos e controla os fios arrepiados (frizz).  É uma massa que quando aquecida  vira um óleo, que pode ser misturados em mascaras capilares, usado  puro antes do shampoo (umectação) ou como leave evitando a perda de água dos fios.  Muito bom!!!!


SEMENTE DE UVAS


     Óleo semente de uva: antioxidades com vitaminas  D, C, E e tem Beta-caroteno é  ideal para evitar o envelhecimento da pele e dos cabelos. Pode ser usado em todos os tipos de cabelos, principalmente nos cabelos secos e danificados. Melhora a circulação e fortalece os vasos sanguíneos, ajuda a deter a queda dos cabelos.  Se observarmos a composição dos produtos naturais dirigidos ao tratamento da Alopecia, notaremos qua a maioria contém, entre outras coisas, extrato de semente de uva. Usados para potencializar máscaras, umectação ou para tratamento de quedas dos cabelos.  Muito bom também, se  misturado ao hidratante corporal.

ÓLEO DE ABACATE

Óleo de Abacate não podia faltar!!! Ele e rico em vitaminas, A, B1, B12 e C, cálcio, ferro, magnésio e acido e oleico. O óleo de abacate evita que o cabelo  desidrate (perca água),  recupera os fios ressecados, repondo a oleosidade dos fios e deixando saudável.  Tem cabeleireiro que é contra o uso da fruta, pois acham que o óleo é mais concentrado e as máscaras tem como o cabelo absorver melhor os nutrientes.  Eu pessoalmente acho que o uso da fruta faz uma baguncinha básica.

ÓLEO DE MAMONA

Óleo de rícino

Também conhecido como óleo de rícino.  Nutre, hidrata e deixa o cabelo mais encorpado, algumas usuárias diz que ele chega a ser milagroso! mas como tudo que é bom e ruim kkk o cheiro é terrível e ele é bem grosso,  dificil de espalhar, quando aquecido melhora.  Mas o cheiro de "bichinho" persiste.

JOJOBA



A Jojoba é uma planta arbustiva  nativa do sul do Arizona, Califórnia do sul e noroeste do México. As muitas  propriedades benéficas da Jojoba provêm do fato de que ela apresenta constituintes do óleo muito semelhantes ao sebo natural presente na pele e nos cabelos.   Penetrar rapidamente na pele e couro cabeludo, sem deixar um resíduo oleoso.
    Observe  se os  óleos são 100%  puro,  se estiver escrito parafina ou óleo mineral na fórmula não use nos cabelos, essas substâncias devem ser evitadas pois,  podem  piorar o ressecamento dos fios, com o selamento, através dessa substâncias derivadas de Petroleos,  evita que o cabelo absorva a água da hidratação.   Óleo e água não se misturam.  Também sou cismada com o uso de óleos, sol e chapinha (calor), na minha opinião não combinam.

                                     MACADAMIA
                            
                           
       Óleo de Macadamia é a próxima febre da industria do cosméticos?  após o Óleo de Argan  será?  Promete restabelecer a nutrição dos fios, rico em vitamina E e ácido oléico. Comprei a máscara da Inoar de macadamia, quando usar posto o resultado.  Sobre o óleo de argan, ele merece um post exclusivo. Aguarde!

continua....


  






Sem comentários:

Enviar um comentário