quinta-feira, 30 de agosto de 2012

substâncias do Shampoo

See full size image
Substâncias mais usadas na fórmula de um Shampoo são:

TENSOATIVO: É o próprio detergente, conhecido como LAURIL SULFATO DE SÓDIO, LAURIL ÉTER SULFATO DE SÓDIO OU LARIL ÉTER SULFATO DE TRIETANOLAMINA.
Evitado  pelas  cacheadas,  afros  e  Crespas que seguem o NO-POO (assunto para outro poster)

ESTABILIZADOR DE ESPUMA: Um dos mais comuns é a DIETANOLAMIDA DE ÁCIDO GRAXO DE COCO.  ( limpeza dos fios não está  relacionado a espuma, existem shampoos que não fazem espuma e são muito eficaz na limpeza dos cabelos)

CORRETIVO DE PH: Muito importante! Saber o pH dos produtos é muito importante para saúde dos cabelos.  Abaixo de 7 o pH  é ácido ( fecha as cutículas dos cabelos), acima de 7 pH é alcalino (abre a cutículas) e 7 pH é neutro. Nas fórmulas dos shampoos para cabelos secos, costuma-se adicionar ácido cítrico para favorecer a acidez do pH (entre 5,5 e 6,5). Os  shampoo chamados antirresíduos e os de limpeza profunda sempre são levemente alcalinos.   Por isso é importante comprar o shampoo certo  para o seu tipo de cabelo e observar o pH do shampoo.  Na dúvida use shampoo neutro pH 7.

ESPESSANTE: È o sal!!!! segundo informações, não existem shampoo sem sal, o sal  usado é mínimo e não estraga os cabelos, mas shampoo sem sal é puro markenting! é  melhor usar shampoo sem sulfatos para evitar danos do que sem sal. O sal  tem a função de tornar o shampoo menos líquido. Mas na dúvida e se você tem cabelos com químicas, luzes e o mercado oferecem esses shampoo "ditos sem sal, mas que nós sabemos que na verdade tem um teor reduzido e não ausente na fórmula, então por que não usar?" Afinal tudo vale, quando a intenção é  evitar danos nos cabelos.

QUELANTES DE METAIS: Agrupadas na sigla EDTA, essas substâncias servem para remover os metais que aceleram a oxidação da fórmula, funcionando como uma espécie de conservante.

CONSERVANTES: PARABENOS (como etilparabeno, metilparabeno ou butilparabeno), a imidazolinidil úreia e o formol são os mais comuns e garantem o tempo de validade do produto.

  O resto varia de acordo com o fabricante,  se ele quer um shampoo hidratante acrescentam na fórmula substâncias emolientes ou  quer um shampoo reconstrutor acrescentam na fórmula queratina, creatina, aminoácidos.....Tenha em mente que o objetivo do shampoo é limpar. O que muda e realmente e faz diferença,  é a concentração e o tipos dos detergentes usados na formulação dos shampoo.  Exemplo cabelos oleosos o shampoo tem que ter  mais detergente pois, a oleosidade do couro cabeludo é maior; Já os cabelos secos, shampoo tem menos porcentagem de  detergente é a substância usada é menos  agressivo em algumas formulações (de marcas boas é claro!).  Sempre use após um shampoo, um condicionador que ajuda a diminuir o pH dos cabelos, mesmos os cabelos oleosos precisam de condicionador após o shampoo.
  Amiga! é igual arroz com feijão, tem que ter os dois, um complementa o outro, senão não dá!!!


então é isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário