sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cabelo Afros

                                      

                                   Eu tenho uma filha de  cabelos  Afros e sei que não é fácil. 

  Cabelos Afros são mais delicados e danificam com facilidade ( tem menos defesa natural), o óleos (sebo) que são a defesa dos fios, não conseguem ir muito longe e o cabelo fica mais exposto ao danos naturais.   Geralmente por ser muito enrolados são mais opaco (a luz não reflete) e com a falta de hidratação natural se tornam mais leve, secos e armados.
  Crescem normalmente, como os outros tipos de cabelos,  mas como enrolam muito (encolhimento) terminam passando a impressão de não crescer.
  Quem tem cabelo Afros precisa cuidar muito,  com carinho e produtos de qualidades (não caro), cuidado para desembaraçar e usar muito leaves.
  Muita atenção aos shampoo para não desidratar e leaves sempre.
  Essa história de hidratar de 15 em 15 dias, esqueça!!!!  Hidratação, Nutrição, Nutritiva e Reconstrução (HNN e R)  revese sempre!  e enluve sem dó.
  Cabelo afros tem problema de definição e encolhimento, então enluve e faça fitagens com leaves ou torças as mechas (grossas) e espere secar um pouco e solte deslizando os dedos suavemente.   
  Usar difusor? pode desde que não exagere (para não ressecar ou danificar) e proteja com produto específico de proteção térmica de marca boa e confiável.
  Umectação sempre... antes do shampoo passe um óleo vegetal (mineral jamais) e lave com água ou shampoo suave.
  Evite químicas (coloração, alisamentos...), Se usar,  cuide mais ainda!!!!
  Cuide todos os dias, não esqueça de passar filtro solar quando for sair de casa.
  Pare de molhar com água!!!  repor água é com hidratação, molhar só piora e resseca.
  Frizz é característica dos cabelos  Afros e afins, se vc não tem cabelo liso, aprenda a viver com os frizz, preocupe em diminuir a eletricidade com produtos, mas acabar, desista!
  Abuse dos finalizadores:  Mousses, leaves, gel, manteigas....

Quer ter cabelo bonito?  tem que cuidar!!! tudo para ficar bom e bonito tem que ter alguma atenção, o corpo também é assim, quer ter corpão? tem que malhar!!! cabelo é assim também...

  Preconceito?  Sofremos preconceitos sim! .... Quem nunca sofreu com  preconceito,  que atire a primeira pedra! Preconceito em relação as características físicas (cor, sexo,  obesidade e cabelos)  são as que mais criam trauma  e  carregamos por toda   vida.  Dai procuramos o caminho mais fácil "as Químicas", quem nunca  se rendeu as químicas, como solução rapida, que atire a segunda pedra.

  Lembro do meu irmão gritando na piscina lotada: "O cabelo dela não molha!!!"  ou me chamando de cabelo duro,  pixaim etc, etc....  o meu cabelo é cacheado e numa família de cabelos lisos a ondulados.  Realmente! na concepção do meu irmão,  eu era o cabelo pixaim da família e  pagava um preço caro por ser diferente. Sem contar que "ele" vivia tentando me convencer que eu era adotada kkkk. Quem nunca teve na infância  um  "cretino" como esse, que atire a terceira pedra. Nossa chega de pedra!!!! kkkkk Quer uma sugestão melhor?  Pega a pedra e joga na cabeça do "Cretino"!!!!

Bom... esses comentários é para deixar claro que  independente a ser Cacheado ou Afros,  todos os tipos de cabelos sofrem com preconceitos.
 O  que vc vai fazer com esse "lixo" que alguém jogou em cima de vc é que vai fazer toda a diferença; Você pode  carregando traumas e ficar lamentando  ou deixar o "lixo" no chão e caminhar leve e solta  ou melhor! Cachos Leves e Soltos!!! kkk a escolha é só sua...

bjs.

                       

 
 

2 comentários:

  1. O cabelo do meu namorado é afro, sem definição, ele quer cachos, ele diz que é impermeável, porque não molha completamente, só fica as gotículas de água.Tô pensando em usar máscara nele. O que você me indica pra esse tipo de 'problema'? (Tenho a discipline liss da amend, a head shoulders, anti age, rmc da amend e óleo de coco). É bem baixo, porque ele sempre corta, ele queria black power, mas como é sem definição, ele vive cortando, ele quer definição e cachos. Quais são os cuidados que você tem com o cabelo? Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, o que o seu namorado fala sobre não molhar é verdade! o meu cabelo tb era assim, o cabelo dele é impermeável é tem muita dificuldade de hidratação; No caso dele o ideal é usar um shampoo antiresíduo para abrir as cutículas e conseguir uma hidratação ou tratamento mais eficiente. Investir em hidratações, reconstruções e numa finalização mais elaborada são fundamentais para conseguir bons resultados (pomadas, cremes sem enxague , mousses, géis, leavens, sprays, secar com difusor...).
      Ah... fitagem tb ajuda muito, tem vídeos no youtube explicando a técnica. Qualquer duvidas pode perguntar. bjos.

      Eliminar