quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Colorindo os fios brancos I (Mordaçagem)




                 



Colorir  fio  branco é difícil...  eles são bem resistentes e as vezes a coloração não fica perfeita. Mas  existem  alguns erros que podemos evitar, então vamos lá...


  Para tingir cabelos brancos o ideal é a coloração com numeração básica ou seja números inteiro e após 0 (zero).  Ex: 6.0 (loiro escuro), 7.0 ( loiro médio).... Lembrando que o loiro claro  ( número 9.0) em diante não cobrem cabelos brancos.
  As colorações números exemplos 7.1 (loiro acinzentado) é chamado de coloração fantasia, se for usar,  misture com uma coloração básica para dar mais cobertura aos fios brancos. Quanto mais cabelos brancos, maior  deve ser a porcentagem de  coloração  Básica.
  Comece sempre aplicando a tinta na parte com mais fios brancos. Se tiver pouco cabelo branco comece pela nuca. Se tiver muito  comece pela  frente da cabeça.
  Respeite o tempo de pausa sempre!  Faça massagem para que a coloração  espalhe por  todo o couro cabeludo. Tonalizante não cobre cabelos brancos!!!
  Não esqueça o  teste de alergia sempre! sentiu  algum desconforto,  pare e lave os cabelos retirando toda a tinta.


   


 Mas se você já tentou de tudo, mudou ate a marca da tinta  e ainda continua com aqueles fios branquinhos "gritando:  Tô Aqui!!!"  após a aplicação da coloração,  então está na hora de usar o "Plano B"
e dar uma boa investida no sumiço dos "danadinhos" !  Nada de ficar arrancando, pois eles vão nascer novamente "branco"  e  quando os fios estão  pequenos, se tornam mais visíveis ainda. Cruzes! Então qual é a solução? 
  Bom... Existem duas soluções. Vamos a elas:

  A primeira chama Mordaçagem  (nome estranho né?!) é uma técnica utilizada no preparo dos cabelos brancos para receber a coloração.  Funciona assim:  Nesse caso,  aumentar a  Porosidade dos cabelos é a solução.
Como isso é possível?   Símples!!! a  técnica consiste em passando ÁGUA OXIGENADA 10 ou 20 volumes por todo o cabelo branco, deixe agir por 10 a 15 minutos e seque com secador e sem enxaguar, faça  em seguida a aplicação da tintura na tonalidade desejada.
  Mas como isso funciona? Símples também!!!  Explico:  Os cabelos brancos geralmente são impermeáveis, possuem cutículas fechadas dificultando a penetração dos produtos químicos. O objetivo da Mordaçagem e aumentar a porosidade do cabelo, facilitando a penetração do colorante. lembra que eu já comentei  em outro post que cabelo poroso absorve mais química?  

  A segunda Solução.... amanhã eu post, senão vai ficar longo...


  Cenas dos próximos capítulos.... Então é só aguardar...


 
 

 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário