domingo, 27 de janeiro de 2013

Cabelos ressecados - Umectação e Co-wash

  Quando percebo  que o meu cabelo está  ressecado, sem motivo aparente, após o verão ou uma química... Quando começo a  lavar  os cabelos e ele seca armado,  com  mechas sem cachos porosas e no dia  seguinte noto que o cabelo  já desidratou (perde água rapidamente), sem brilho,  elétrico e com muitos frizz.

 Faço esse procedimento e noto que consigo repor a oleosidade e melhorar a hidratação.

A minha primeira atitude é  suspender o shampoo, porquê?  bom primeiro o shampoo limpa  e retira a oleosidade dos fios e no momento o objetivo e repor a água e oleosidade dos fios, que por algum motivo não está sendo eficaz para combater o ressecamento. Faço o Co-wash (lavar  só com água)  ou  quando noto que está muito ressecado (severos)  associo Umectação com Co-wash.

 Umectação com co-wash faço assim:  Passo um óleo vegetal (sem exagero) nos cabelos secos e deixo por algum tempo,  no chuveiro deixo   cair bastante água nos cabelos  (não uso shampoo), faço massagens com as pontas do dedos (ativar a oleosidade), retiro bem a água dos cabelos com uma toalha  e aplico uma  máscara hidratante (deixando o tempo recomendado e após aplico um condicionador com pH baixo). O objetivo do condicionador e tentar fechar a cutícula dos cabelos. Enxaguo bem.

Só Co-Wash sigo  os  procedimento acima, mas não passo óleo antes de lavar com água.

Finalização: Com os cabelos bem molhados passo  um leave pouquinho  (com consistência molinho quase líquido),  retiro bem a água e  passo por cima um outro leave de consistência creme,  nas pontinhas um óleo vegetal  e  coloco nas mãos uma pequena quantidade de  manteiga e esfrego as mãos ate derreter e passo por todo  o cabelo.  Não uso finalizador com gel ou  ativador de  cachos etc....
 Uso  leaves, óleo e manteigas em pequenas  quantidades,  para não pesar os fios (exagero também não é bom para os cabelos) e evito  aproximar da raiz, todo esse processo deve ser feito respeitando os três dedos da raiz. Cabelos oleosos  nem pensar!!!! Só para cabelos secos, ressecados e após uma química.

Agora  eu uso o bom senso...  se percebo que o meu cabelo está melhor, na próxima lavagem uso um shampoo sem sulfato, mas  se percebo que continua ressecado,  faço novamente o Co-wash (com ou sem umectação antes). Já li meninas que usam condicionador (leve) ao invés de máscaras. Bom também! eu particularmente prefiro a máscara e após o condicionador, acho mais eficaz, levando em conta que o meu cabelo é seco.

Costumo fazer este procedimento uma vez ao mês ou quando percebo o ressecamento chegando....
Atualmente o meu cabelo  está estranho e ressecado  e já fiz o co-wash  e amanhã pretendo fazer novamente,  agora usando a umectação antes do procedimento.

fica a dica...

bjs.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Cacau!
      Testa mesmo! me diz o que usou (produto) e o que achou.

      bjs.

      Eliminar
  2. Boa tarde! Co-Wash apenas com água?? Pesquisei muito, bastante mesmo, e em todas as minhas pequisas o co-wash é feito com condicionador livre de silicones.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi. Tem várias maneiras de realizar o Co-wash, eu faço como escrevi no post (muita água e depois máscara e condicionador), como o meu cabelo é ressecado eu particularmente prefiro usar uma máscara ao invés de só um condicionador, o meu couro cabeludo não é oleoso e só a água resolve. Tinha uma época que eu lavava os cabelos com condicionador neutro, sem corante ou silicones ..., mas atualmente não sou adepta ao No-poo, não mais... (ja fui por 1 ano e muito fanática). O co-wash deve ser realizado levando em conta o tipo de cabelo, não tem uma regra específica, o ideal é ir testando ate achar a melhor forma de fazer e que o seu cabelo aceite. bjs.

      Eliminar