quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O que é Visagismo???

   O termo visagismo surgiu em 1937  e é uma palavra derivada de visage que em francês significa rosto.  Fernand Aubry, quem criou a palavra,   nunca  deixou  nada  escrito  e  nem criou método para
ensinar, infelizmente! somente as imagens de seu trabalho e seguidores que fizeram cursos com ele.    Em 1960 resurgiu com a liberdade de expressão, respeito as diferenças individuais. Atualmente temos Philip Hallawell   que  é  o  nosso  maior  visagista  do  momento.   E  melhor!!! ele  mora  no  Brasil. Visagismo tem várias definições:  Uma explicação basiquinha! feita pelo Philip Hallawell
(é esse senhor simpático da foto)
 
                                         

   " Rosto é a sede da identidade de uma pessoa,  quando pensamos em alguém lembramos do rosto e o usamos a imagem para distinguir uma pessoa da outra e para reconhecermos no  espelho, qualquer mudança que  altere  o senso de identidade, tais como: Cirurgia Plástica, corte de cabelo, tratamentos estéticos...  pode alterar como se vê ( como indivíduo) e  como é visto pela  sociedade."   A busca anteriormente, anos atrás,  era pela beleza ou seja uma imagem esteticamente harmoniosa, que passasse  segurança e aceitação. Uma imagem equilibrada passa a idéia que a pessoa  é assim também equilibrada e é imediatamente aceita pela sociedade ou por um grupo. Agora se a pessoa é esteticamente desiquilibrada,  passa a sensação de insegurança e de desiquilibrio da personalidade  e é rejeitado por  grupo ou  sociedade.  As pessoas estão constantemente em busca de aceitação e a rejeição  gera frustração, baixa autoestima, doenças mentais, traumas, desrespeito...
Hoje em dia as pessoas buscam além de uma imagem equilibrada com a sua personalidade,  também uma imagem que seja exclusiva ou melhor dizendo,  um "Estilo Pessoal" com valor individual (único)".

Resumindo: Visagismo é o encontro do interior com o exterior. Ou seja é o encontro do seu verdadeiro "EU" com o espelho!  esse encontro gerar  saúde mental e emocional.

Amiga! vc deve estar pensando... o que  esse blá, blá tem com o meu cabelo?   Tudo a ver Tioo!!! kkkkkk
  O cabelo ajuda a expressar o que você quer passar para as pessoas.  Ex:  Linhas curvas passa sensualidade  e Linhas retas passa liderança,  credibilidade e  inteligência.
 Linhas curvas - sensual, romática, frágil (cabelo cacheado) fica muito bem numa professora da pré-escola,  imagem de romastismo e meiguice  ou numa mulher sensual, modelo,  mas ficaria imprópria para uma delegada, jornalista  ou advogada,  que tem que passar credibilidade e seriedade, nesse caso o  ideal seria cabelos com corte retos  ( Ex: Chanel). Quem  iria confiar numa advogada  meiga e frágil? Ela tem que ter uma  imagem em harmonia com a profissão, mulher decidida e inteligente.   A forma de finalização também faz toda diferença: uma escova modelada  para dentro passa seriedade, uma escova modelada para fora,  passa a imagem de uma pessoa descontraída, moderna, atualizada, sensual.   Cabelos curtos: mulher independente e segura (afasta Homem!). Cabelos cumpridos: mulher frágil,  infantil,  associa a idéia de adolescente e juventude (Homem adora!).  outro exemplo: Franja fechada (juventude)  esconder a região da testa. Agora  se você trabalha numa área que tem que mostrar a criatividade e o intelecto. Está errado!!! a testa tem que estar a amostra para passar credibilidade. Substitua a franja fechada pela diagonal. 

  Tudo que você usa... roupa, cabelo, acessórios, maguiagem, modo de andar ou falar... diz quem você é ou como quer ser tratada.   Mostra  a sua personalidade,  que  tem que estar em harmonia com a sua imagem,  esse é o encontro com o "EU",  tão falado!!!!

  O cabeleireiro que sabe usar o visagismo a favor da mulher,  faz toda a diferença.  Pode transformar a personalidade, favorecer e acentuar  traços do rosto e disfarçar proporções  indesejadas. O profissional tem que conversar  e fazer uma analíse da personalidade da cliente ( assunto para outro post), saber no que trabalha e o que espera passar com a  imagem. Visagismo não é fácil, tem que estudar, ler e nem sempre o profissional  acerta.  È  por isso que tem tantas mulher insatisfeitas com o seu cabeleireiro e pensando em mudar  de salão.
 
Quer mudar,  dar uma repaginada no visual?  comece com os cabelos!!!!!  nada radical!  Pelo Amor de Deus! não vá brigar com o namorado é só para provocá-lo cortar os cabelos cumpridos, que ele achava lindo,  num corte joãozinho. Vai que você  volta com o tal novamente. kkkk vai ter que aquentar, o tal,  falando eternamente de como o seu cabelo era lindo!   ou pior ele arruma outra com um cabelão maravilhoso!!! e vc com um corte Joãozinho, que nem combina com o seu rosto. Ninguém merece! buaaáaa....  Não seja impulsiva!!!! Cabelo cresce,  mas demora.....

  Para tudo que agora é sério...
  Amiga você está em harmonia com a sua imagem? Como as pessoas a vê realmente? como você quer ser vista?  Já parou para pensar nisso?!   Se algo está incomodando, vá  atras e tenta mudar, melhorar.

 As vezes um corte de cabelo pode fazer toda a diferença.   Tente harmonizar a sua imagem, com a sua personalidade e sem dúvida nenhuma,  você vai ser muito mais feliz!!!!

bjs.



 








Sem comentários:

Enviar um comentário