O termo visagismo surgiu em 1937 e é uma palavra derivada de visage que em francês significa rosto. Fernand Aubry, quem criou a palavra, nunca deixou nada escrito e nem criou método para
ensinar, infelizmente! somente as imagens de seu trabalho e seguidores que fizeram cursos com ele. Em 1960 resurgiu com a liberdade de expressão, respeito as diferenças individuais. Atualmente temos Philip Hallawell que é o nosso maior visagista do momento. E melhor!!! ele mora no Brasil. Visagismo tem várias definições: Uma explicação basiquinha! feita pelo Philip Hallawell
(é esse senhor simpático da foto)
" Rosto é a sede da identidade de uma pessoa, quando pensamos em alguém lembramos do rosto e o usamos a imagem para distinguir uma pessoa da outra e para reconhecermos no espelho, qualquer mudança que altere o senso de identidade, tais como: Cirurgia Plástica, corte de cabelo, tratamentos estéticos... pode alterar como se vê ( como indivíduo) e como é visto pela sociedade." A busca anteriormente, anos atrás, era pela beleza ou seja uma imagem esteticamente harmoniosa, que passasse segurança e aceitação. Uma imagem equilibrada passa a idéia que a pessoa é assim também equilibrada e é imediatamente aceita pela sociedade ou por um grupo. Agora se a pessoa é esteticamente desiquilibrada, passa a sensação de insegurança e de desiquilibrio da personalidade e é rejeitado por grupo ou sociedade. As pessoas estão constantemente em busca de aceitação e a rejeição gera frustração, baixa autoestima, doenças mentais, traumas, desrespeito...
Hoje em dia as pessoas buscam além de uma imagem equilibrada com a sua personalidade, também uma imagem que seja exclusiva ou melhor dizendo, um "Estilo Pessoal" com valor individual (único)".
Resumindo: Visagismo é o encontro do interior com o exterior. Ou seja é o encontro do seu verdadeiro "EU" com o espelho! esse encontro gerar saúde mental e emocional.
Amiga! vc deve estar pensando... o que esse blá, blá tem com o meu cabelo? Tudo a ver Tioo!!! kkkkkk
O cabelo ajuda a expressar o que você quer passar para as pessoas. Ex: Linhas curvas passa sensualidade e Linhas retas passa liderança, credibilidade e inteligência.
Linhas curvas - sensual, romática, frágil (cabelo cacheado) fica muito bem numa professora da pré-escola, imagem de romastismo e meiguice ou numa mulher sensual, modelo, mas ficaria imprópria para uma delegada, jornalista ou advogada, que tem que passar credibilidade e seriedade, nesse caso o ideal seria cabelos com corte retos ( Ex: Chanel). Quem iria confiar numa advogada meiga e frágil? Ela tem que ter uma imagem em harmonia com a profissão, mulher decidida e inteligente. A forma de finalização também faz toda diferença: uma escova modelada para dentro passa seriedade, uma escova modelada para fora, passa a imagem de uma pessoa descontraída, moderna, atualizada, sensual. Cabelos curtos: mulher independente e segura (afasta Homem!). Cabelos cumpridos: mulher frágil, infantil, associa a idéia de adolescente e juventude (Homem adora!). outro exemplo: Franja fechada (juventude) esconder a região da testa. Agora se você trabalha numa área que tem que mostrar a criatividade e o intelecto. Está errado!!! a testa tem que estar a amostra para passar credibilidade. Substitua a franja fechada pela diagonal.
Tudo que você usa... roupa, cabelo, acessórios, maguiagem, modo de andar ou falar... diz quem você é ou como quer ser tratada. Mostra a sua personalidade, que tem que estar em harmonia com a sua imagem, esse é o encontro com o "EU", tão falado!!!!
O cabeleireiro que sabe usar o visagismo a favor da mulher, faz toda a diferença. Pode transformar a personalidade, favorecer e acentuar traços do rosto e disfarçar proporções indesejadas. O profissional tem que conversar e fazer uma analíse da personalidade da cliente ( assunto para outro post), saber no que trabalha e o que espera passar com a imagem. Visagismo não é fácil, tem que estudar, ler e nem sempre o profissional acerta. È por isso que tem tantas mulher insatisfeitas com o seu cabeleireiro e pensando em mudar de salão.
Quer mudar, dar uma repaginada no visual? comece com os cabelos!!!!! nada radical! Pelo Amor de Deus! não vá brigar com o namorado é só para provocá-lo cortar os cabelos cumpridos, que ele achava lindo, num corte joãozinho. Vai que você volta com o tal novamente. kkkk vai ter que aquentar, o tal, falando eternamente de como o seu cabelo era lindo! ou pior ele arruma outra com um cabelão maravilhoso!!! e vc com um corte Joãozinho, que nem combina com o seu rosto. Ninguém merece! buaaáaa.... Não seja impulsiva!!!! Cabelo cresce, mas demora.....
Para tudo que agora é sério...
Amiga você está em harmonia com a sua imagem? Como as pessoas a vê realmente? como você quer ser vista? Já parou para pensar nisso?! Se algo está incomodando, vá atras e tenta mudar, melhorar.
As vezes um corte de cabelo pode fazer toda a diferença. Tente harmonizar a sua imagem, com a sua personalidade e sem dúvida nenhuma, você vai ser muito mais feliz!!!!
bjs.
Sem comentários:
Enviar um comentário