segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vou! Não Vou! de No-poo...

   Não  tem  como  fazer  um  blog  com  o  título Mundo Cacheado e não falar do No-poo ou Low-poo,  ficaria desatualizado e incompleto. Afinal No-poo  foi a  maior evolução  na forma de tratar os cabelos  cacheados.   Sem precedentes....

  Confesso que fui adepta a essa forma de tratar os cabelos,  por um tempo e ate  pretendo voltar,  mas....       Então vamos lá:
                                                 
  Tudo começou em 2002, com uma Cabeleireira Cacheada insatisfeita, essa dona aí dá foto,  com os próprios cabelos Lorraine Massey, norte-americana, que resolveu mudar a forma de tratar os cabelos e a  testar nela mesma os resultados,   gerando um livro  sobre o  assunto: Curly Girl e uma marca de produtos de cabelos (Deva Concepts), especialmente desenvolvida  para cabelos Cacheados  e afins.     A ideia é simples:   lavar os cabelos com fórmulas preparadas especialmente para os cabelos (cacheados, ondulados, crespos e afros), formulação livres de  Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio), Ammonium Laureth Sulfate (Laril éter sulfato de amônia) e Sodium Laureth Sulfate (Lauril éter sulfato de sódio) e sem algumas substâncias que "selam os fios"  como derivados de Petrolatos, Silicones insolúveis, óleos minerais... Esse tipo de cabelos são naturalmente ressecados, os sulfatos tiram a proteção natural dos cabelos, que é o melhor hidratante capilar ja fabricado, "barreira lipídica natural ou  melhor dizendo o sebo, fabricado pelo próprio organismo", sem essa proteção, que nos cabelos cacheados, afros e crespo já são deficiênte pela forma do fio, o  cabelo fica desprotegido e propício a danos.  Mesmo usando máscaras capilares , condicionadores e leaves,  produtos esses, que  não conseguem repor com eficácia essa proteção perdida.    O objetivo é retirar todo  o  silicone e outras substâncias que selam os fios e não usar sulfato para limpeza ou evitar o máximo.  Fios selados não recebem hidratação eficaz  e precisa de sulfato para deixá-los limpos. Gerando aquela história do efeito rebote: Cabelos lavados com sulfatos são danificados a cada lavagem (desgasta a fibra) e tem uma tentativa de hidratação com produtos com silicones "selam" os fios que não recebem a hidratação necessária, a curto prazo   cabelos danificados e ressecados.     Solução: seguir a No-poo ou Low-poo!  usar  produtos que seguem essa "Filosofia de Tratamento" ,  produtos da marca  Deva Concepts feitos com substâncias nobres e hidratantes. O Shampoo (No)  livre de Sulfato e "quase não faz espuma" e os outros produtos: Heaven Máscara,  One condicionadores , Angel gel e  leaves que  seguem a mesma formulação; não contém parafinas, petrolatos, vaselinas, silícones e  óleos minerais. Desvantagens: são produtos caros e difíceis de achar (geralmente só encontrados  em lojas virtuais) e tem todo um jeito de aplicar. Tenho a linha Deva e são produtos muitooo bom mesmo!

 Mas amiga você também pode!!!!!! Compre a ídeia e não os produtos....

Você pode tratar o seus cabelos seguindo o  No-poo, sem gastar dinheiro com a marca conhecida, famosa e carissima!  Simples: é só seguir a filosofia, com produtos baratos que estão aí no mercado nacional (bem brasileirinho).  Existem Shampoos sem sulfatos, máscaras, condicionadores, geis e leaves sem os "Proibidos".  Exemplo de produto baratinho que tem uma fórmula bem basiquinha  e dá  para usar  No-poo: Yamasterol amarelo, esse mesmo!!!!  Depois posto mais produtinhos "baratinhos". Agora se você quer o Deva mesmo, se joga então..... (mas não precisa!!!!)

Como nada é tão fácil assim: Vamos ao lado negativo dá conversa!

Tem que ter disciplina e persistência (tem cabelo que demora para reagir)

Tem meninas que relatam uma fase inicial que os cabelos pioram, para depois melhorar, é a fase da desintoxicação capilar kkkk

Tem cabelo que não aceita ficar sem silícone, aumentando os frizz, ficando rebelde....

Tem que ter uma noção  de silícones (solúveis ou não solúveis) e  de  substâncias,    o que você  pode ou não usar. É bem chato!

Você vai ter que encostar   aquela mascara Maravilhosa (que o seu cabelo adora) se ela tiver na composição silicones, parafinas...ou evitar
A grande maioria das máscaras, condicionadores, shampoos e leaves são "Proibidos".

E no meu caso, estava ficando bem neurótica com essa história, antes que enlouquecesse   de vez, decidi dar um basta! mas ainda me pego avaliando as fórmulas e ficando preocupada em  usar os "Proibidos!"

Vantagens:  Num mercado tão carente de produtos para cabelos Cacheados, afros, crespos e ondulados, o No-poo surgiu como uma luz no fim do túnel...  vi nesses anos,  mudanças fantásticas e depoimentos de meninas encantadas com essa forma de tratar os cabelos, mas cada cabelo é único e reage de forma diferente.   Não  espere resultados rápidos  nem milagrosos!!! tudo vai depender da  sua disciplina e do seu cabelo (geneticamente falando).  Não vamos ser ingênuas, tem todo um Markenting em cima dessa história toda,   muita gente ganhando dinheiro também, mas por outro lado,  não li nada  contra a "Filosófia No-poo", nada que provasse ser  tudo besteira. Muito pelo contrário, o Rodrigo Cintra, ja falou  que deve ser evitado o uso de silicone nos cabelos.  Como eu  já disse: "Dá para comprar  a ídeia, sem comprar o produto e  usar os Tabajaras Nacionais"
Então  vale testar,   afinal tudo que evita  danos nos cabelos,   devem ser levado a sério. E sabe o que é melhor nessa história?   Tem mulheres assumindo os cachos, largando as químicas e  se redescobrindo. Só por esse motivo o No-poo,  ja valeu e vale  muito a pena!!!!!  Vai dizer que não?!!!

Para complementar:

No-poo: é um método que consiste basicamente em parar de usar o xampu. Isso não significa parar
de lavar os cabelos, e sim deixar de agredi-los com substâncias detergentes. De acordo com o livro, no lugar do xampu, deve ser usado um condicionador, livre de silicone e óleo mineral, nos cabelos bem molhados, friccionando bem o couro cabeludo para remover as impurezas. Após o enxágüe, aplica-se novamente condicionador, dessa vez no comprimento e pontas.

Low-poo: um método menos radical, indicado para quem não consegue eliminar totalmente o xampu da sua rotina, vive em cidades quentes ou pratica exercícios físicos com regularidade, o que aumenta a oleosidade no couro cabeludo. Trata-se de reduzir o uso de xampu, passando a ser aplicado uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nos demais dias, usa-se o condicionador para lavar o cabelo, conforme descrito acima.


Para um melhor entendimento  coloquei uma definição do No-poo e Low-poo (blog encaracolado)
bjs e ate já, já.   Esse poster ficou imenso! Avé!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário